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Guia de Recolhimento Seguro de Vida em Grupo

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O que é Seguro de Vida? 
É o que garante, mediante o prêmio anual que se ajustar, o pagamento de certa soma a determinada pessoa, por morte, incapacidade ou acidente do segurado, podendo estipular-se igualmente o pagamento dessa soma ao próprio segurado, ou terceiro, se aquele sobreviver ao prazo de seu contrato (Codigo Civil, arts. 794, 798, 799, 791, 796, 790, 793, 795, 802).

O Seguro de Vida é obrigatório?
Sim. Conforme consta em nossa Convenção Coletiva de Trabalho 2002/2003, devidamente registrada e arquivada junto a DRTE/MG sob o n.º 1135 em 03 de Dezembro de 2002. Todos os empregados em INSTITUIÇÕES BENEFICENTES, RELIGIOSAS E FILANTRÓPICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS deverão estar segurados após o envio por parte da Instituição ao SINTIBREF/MG, as seguintes informações sobre todos os empregados: NOME, CPF, CTPS, DATA NASCIMENTO, FUNÇÃO, DATA DE ADMISSÃO E SALÁRIO. Estas informações serão o suficiente também pára garantir aos seus dependentes legais, o direito ao benefício quando for o caso.

Como faço pra ser incluído no Seguro de Vida? 
Para ser incluído no seguro de vida a instituição deverá nos informar dentro do mês da admissão o Nome Completo do empregado, CPF, Data de Nascimento, Data de Admissão, Função e Salário do novo empregado.

Como faço para excluir o empregado do Seguro? 
Para ser excluído do seguro de vida a instituição deverá nos informar dentro do mês de demissão o Nome Completo do empregado, CPF e data de demissão.

O Empregado que trabalhou mais de um dia no mês deverá ter descontado o Seguro?
Sim, caso o empregado tenha trabalhado na instituição mais de um dia no mês, deverá ser descontado o seguro e ele ficará protegido até o último dia do mês. 

Quem deve recolher o Seguro de Vida? 
Dispõe na CCT que a contribuição é devida por todos os empregados da categoria. Para o recolhimento basta a pessoa ser nossa representada que a contribuição será devida, independentemente de ser ou não filiada ao sindicato.

Quem paga o Seguro de Vida? 
O seguro é pago pelo empregado e Instituição.

O Seguro de Vida é renovado quando? 
O seguro é renovado anualmente, quando recebermos os novos CERTIFICADOS enviaremos para as instituições.

Como e quanto é descontado o Seguro de Vida? E a quem é feito o repasse?
O seguro é descontado em folha do empregado respeitando o valor máximo de 50% do premio padrão e os outros 50% parte da Instituição.
O repasse é feito ao SINTIBREF através de boleto bancário enviado anualmente ou após a primeira inclusão de empregado no seguro de vida.

Há penalidades por atraso no pagamento do Seguro de Vida? 
Sim, em casos de atraso de pagamento a instituição será sujeita (o) a juros de 2% ao mês.

Empregado afastado por doença paga o Seguro de Vida? Como deve ser efetuada a cobrança dos mesmos? 
Sim. O seguro de vida é pago normalmente sobre os empregados afastados por doença, a instituição ficará responsável pelo pagamento integral das mensalidades dos mesmos no período em que estiverem afastados por doença e ao retornarem ao trabalho, terão descontados os valores pagos em seus salários gradualmente.
Caso o empregado venha a aposentar por invalidez a instituição irá descontar na rescisão os meses que ela arcou com o pagamento enquanto o mesmo estava afastado.

Empregado afastado por doença e com idade superior a 60 anos pode ou não ser incluído no Seguro de Vida?
A Seguradora determina que os empregados aposentados por invalidez e ou afastados por doença não podem ser incluídos no seguro. Os empregados que tem idade superior a 60 anos não podem ser incluídos no seguro por força das condições contratadas, no entanto, os que já estiverem no seguro permanecerão segurados, independente da idade. No caso dos afastados por doença, após a inclusão, à instituição ficará responsável por efetuar o pagamento integral do valor do prêmio do mesmo e quando ele retornar do afastamento ela deverá descontar os meses pagos. Portanto eles não deverão ser excluídos quando ficarem afastados ou quando completarem 60 anos , se já estiverem segurados .

O que é prêmio?

É o valor pago pelo segurado à seguradora, para que esta assuma a responsabilidade pelas garantias contratadas.
Conforme consta em Convenção/ Acordo Coletiva de Trabalho vigente.

O que é capital segurado? 
Valor contratado pelo estipulante e/ou segurado que representa o limite de indenização em caso de ocorrência de sinistro coberto. Conforme consta em Convenção/ Acordo Coletiva de Trabalho vigente.

O que é estipulante?
Pessoa física ou jurídica que propõe a contratação de plano coletivo, ficando investida de poderes de representação do Segurado, nos termos da legislação em vigor, sendo identificado como Estipulante.

O que é indenização?
Valor que a seguradora deverá pagar ao segurado ou a seus beneficiários quando da ocorrência de um evento coberto pela(s) garantia(s) contratada(s).

O que é Beneficiário?
São as pessoas físicas ou jurídicas designadas para receber os valores dos capitais Segurados, na hipótese de ocorrência de sinistro coberto. Qualquer pessoa poderá ser beneficiaria caso o segurado em vida informe através do canhoto do certificado individual do seguro de vida.

Como alterar o beneficiário do Seguro?
Para alterar o beneficiário do seu certificado individual do seguro de vida o empregado deverá preencher todos os campos na parte inferior do seu certificado onde está escrito “Alteração de Beneficiários”. Destacar e enviar apenas o canhoto. Só assim podemos enviar ao HSBC para alteração do seu beneficiário.

Lembre-se: o nome que o empregado designar como beneficiário irá substituir os beneficiários legais.
A participação em % significa o quanto o beneficiário irá receber do valor total do seguro.

Para onde devo enviar as alterações de beneficiário? 

As alterações de beneficiários deverão ser enviadas ao :
SINTIBREF-MG

RUA JUIZ DE FORA, 1268 - 15º ANDAR - SANTO AGOSTINHO

CEP 30180-061 - BELO HORIZONTE - MG

 

Quem são os dependentes (herdeiros) legais do segurado? 
Os dependentes legais do segurado caso ele seja solteiro será o pai e mãe, caso ele seja casado será o cônjuge e caso seja casado e tenha filhos serão os filhos e cônjuge.

O que é certificado individual?
Documento destinado ao segurado, emitido pela seguradora, onde constam as informações do cadastro do empregado e as coberturas seguradas do mesmo e seu cônjuge, caso possua.

Qual o prazo para a Seguradora liberar os certificados? 
Os certificados são liberados sempre no mês seguinte após a inclusão inicial do segurado.
Ex: se o empregado foi incluído em Dezembro/2007 os certificados chegarão para nós por volta do dia 25/01/2008.

Por que meu endereço e meu estado civil estão errados no certificado? 
Em todos os Certificados Individuais do Seguro de Vida em Grupo o endereço que irá aparecer é o do SINTIBREF-MG , pois ele é o responsável pela apólice do Seguro de Vida , ou seja , ele é o Estipulante do Seguro.
No caso do estado civil, pelo padrão da seguradora, todos os certificados são emitidos com a informação OUTROS. Isto não impede do segurado ter direito ao seu beneficio.

Como receber a Assistência Funeral? 
Para ter direito ao serviço oferecido na cobertura de assistência funeral ligue antes de qualquer providencia para 0800-555250 ou 08007041921, se o responsável não comunicar a seguradora, a mesma não irá pagar a assistência.

Qual a diferença entre assistência Funeral e Auxílio Funeral? 
Assistência funeral é o serviço oferecido no momento do óbito à família ou ao próprio segurado, já o Auxilio Funeral é o serviço oferecido após o enterro, ou seja, o reembolso das despesas com o funeral.

O que é Sinistro?
Evento que gera danos ou prejuízos cobertos pela apólice de seguros.

Como faço para dar entrada no Sinistro? 
Para dar entrada no sinistro a pessoa precisará do formulário chamado AVISO DE SINISTRO; deverá apanha-lo em qualquer agencia do HSBC, retirar pelo site do HSBC ou solicitar ao SINTIBREF.
O Formulário para Aviso de Sinistro deve ser preenchido e assinado pelo segurado ou o reclamante (responsável pela entrada dos documentos do seguro) conforme ocorrido o sinistro e também levado em cartório para reconhecer firma do médico que atestou o sinistro, depois o estipulante (SINTIBREF) assina e carimba na parte inferior da primeira página, no seguinte campo: Carimbo e Assinatura do Estipulante, só assinamos o aviso após o preenchimento desses dados com assinatura do segurado ou reclamante e reconhecimento de firma do medico em cartório.

Quais os documentos para anexar ao processo de Sinistro? 
Os documentos a serem anexados junto ao sinistro são:

- Documentos pessoais do segurado e cônjuge (CPF e RG),

- Comprovante de residência,

- Certidão de casamento ou união estável,

- Certidão de óbito (NO CASO DE MORTE),

- Boletim de ocorrência (no caso de morte acidental),

- Carta de concessão de aposentadoria emitida pelo INSS( no caso de invalidez)

Atenção: Todos os documentos deverão ser autenticados em cartório.
Para outras informações ou acompanhar o andamento de o processo, entre em contato:
· SINTIBREF-MG: (031) 3442-1300 | 3297-5353 | seguros@sintibref-minas.org.br

Met Life Seguros: Capital - 3003-5433 / demais cidades do estado: 0800-63 85 433 

ONDE DEVO ENTREGAR OS DOCUMENTOS PARA DAR ENTRADA NO SINISTRO?

OS SINISTROS DEVERAO SER ENVIADOS AO:

SINTIBREF-MG

RUA JUIZ DE FORA, 1268 - 15º ANDAR - SANTO AGOSTINHO

CEP 30180-061 - BELO HORIZONTE - MG

 

ONDE LIGAR PARA SABER O ANDAMENTO DO PROCESSO? 31 3442-1300 ou 3297-5353