O dia 04 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU),em 1982, como o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão.

A tarefa de zelar pelo bem estar das crianças não é exclusividade dos pais, mas também dos parentes, da comunidade, profissionais de saúde, educadores e governante, principalmente.

O Brasil lidera o ranking de violência contra crianças na América Latina, segundo dados da Visão Mundial. Entre as formas de violência estão o abuso físico, psicológico, o trabalho infantil, casamento precoce, ameaça on line e violência sexual.

A pesquisa aponta que o contexto da desigualdade social alimenta a violência e apurou que a maioria das denúncias realizadas no Disque 100 relatam violências no ambiente doméstico.

Serviço de Denúncia
O Disque 100, serviço coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, recebe denuncias da população sobre violência contra crianças e adolescentes. Funciona de 8h as 22h, inclusive em fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e garante o anonimato.

Atuação do Sintibref-MG
O Sintibref-MG, por meio da nossa federação, Fenatibref, está presente no Fórum Nacional da Criança e do Adolescente (Fórum-DCA), que tem o objetivo de articular, apoiar e qualificar a participação da sociedade civil no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sempre atuando em prol dos interesses dos empregados das entidades do aprimoramento das políticas públicas.