10 de dezembro é o Dia Nacional dos Direitos Humanos. A data foi criada em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal dosDireitos Humanos como marco regulador entre a relação de governos e pessoas.

Nos trinta artigos da Declaração estão definidos os direitos básicos que garantem uma vida digna para todos os habitantes do mundo (liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação e moradia adequadas, trabalhado digno, respeito, não-discriminação, entre outros).

Porém, mesmo com toda referência teórica sobre os Direitos humanos, suas condições não são garantidas à toda população, principalmente no Brasil, onde o feminicídio, o tráfico de drogas, a miséria econômica e a violência no trânsito colocam nosso país na liderança da lista dos países mais perigosos do mundo.

Neste 10 de dezembro vamos refletir sobre o papel a ser exercido por todos nós no avanço na efetivação das garantias consolidadas pela Declaração dos Direitos Humanos. Essa é uma oportunidade para fazermos um balanço do que os governos já concretizaram em benefício do seu povo e os desafios ainda postos. Um chamado para retomemos o compromisso social.