No dia 11 de agosto, o Sintibref-MG/Fenatibref, representado por Sandra Regina, participou da reunião da coordenação do Fórum Nacional dos Trabalhadores- FNT.

A reunião aconteceu na sede do Conselho Federal de Psicologia em Brasília, com representantes dos fóruns estaduais de trabalhadores e entidades representantes de trabalhadores.

O objetivo do encontrou é o planejamento e organização do X Seminário Nacional de Trabalhadores dos SUAS, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro na cidade de Belém-PA.

Durante o Seminário, além de palestras e reflexões sobre os trabalhadores do SUAS, irá ocorrer a Plenária Nacional dos Trabalhadores onde será realizada a eleição da Coordenação Nacional para o próximo mandato 2018/2020. A Fenatibref concorrerá como entidade representante de trabalhadores para compor a coordenação nacional.


267ª plenária CNAS

O Sintibref/Fenatibref, representado por Sandra Regina, participou na 267ª plenária do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, como representante da sociedade civil no segmento dos trabalhadores.

A reunião aconteceu de 7 a 10 de agosto em Brasília.

As plenárias acontecem mensalmente para discutir e deliberar sobre questões relativas a política nacional de assistência social. Os assuntos são debatidos em comissões temáticas: Política, Acompanhamento de conselhos, Orçamento e Normas.

Há também a Comissão de Benefícios e Deliberação das Conferências. Dentre outros assuntos, destaca-se dois pontos que foram amplamente discutidos no pleno deste mês.

1-Programa Criança Feliz: a sociedade civil votou contrária a expansão deste programa por entender, desde sua criação que esta fora do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, que já traz todos os seus serviços tipificados na lei de tipificações. Além de ter um caráter assistencialista, coordenado pela primeira dama. O que expressa um retrocesso na política nacional de assistência social que hoje tem o caráter de direito dos usuários e dever do Estado.

2- Programa de educação financeira rumo ao futuro: também foi votado contra a realização deste programa por ser destinado ao público do bolsa família que recebe em média 70 reais mensais, não sendo concebido portanto uma condição de poupar diante dos parcos recursos que recebem.

A educação financeira é um ponto a ser aprimorado por todos mas não dá maneira que está sendo proposta pelo programa proposto pelo governo ao público que recebe recursos do Bolsa Família. Para mais notícias, acesse o site www.mds.gov.br/CNAS.