Pelo segundo ano consecutivo nosso sindicato é indicado para presidir o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), órgão que delibera a política de assistência social no Estado e é composto por Governo e Sociedade Civil.

Durante a 9ª Conferência Estadual de Assistência Social, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges, já havia destacado a atuação do Sintibref-MG no CEAS. Ele relembrou que a presidência do Conselho deveria ser exercida pela SEDESE no último mandato. Mas, devido ao histórico do Sintibref-MG no Conselho, representado por Geraldo Gonçalves, a Secretaria optou por manter o bom trabalho desempenhado por nosso sindicato.

Durante a 164ª Reunião Plenária do CEAS, realizada em 16/12/11, o Secretário Geral do Sintibref-MG, Geraldo Gonçalves, foi reeleito à presidência do órgão.

Durante a Plenária, Geraldo Gonçalves afirmou que ”a confiança depositada por um colegiado tão qualificado torna maior a nossa responsabilidade pela garantia de direitos e inclusão plena dos cidadãos destinatários da política de Assistência Social.”

9ª Conferência de Assistência Social

Valorização dos empregados da rede

O total de empregados em instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas no Brasil chega a 600 mil pessoas, enquanto o Poder Público têm 220 mil funcionários atuando na assistência social, de acordo com Geraldo Gonçalves.

“O Sintibref-MG representa os empregados da rede conveniada no CEAS-MG e atua para que o Poder Público aplique a Tipificação dos Serviços e remunere de forma digna o atendimento que as instituições prestam para os beneficiários. E isso inclui uma remuneração digna para os empregados dessas entidades”, afirmou o Presidente reeleito do CEAS-MG.

Detalhe

O trabalho do CEAS-MG na gestão das políticas de assistência social levou o órgão a ser eleito para presidência do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (FONACEAS). O fórum é um espaço para mobilização e articulação do controle social na área de assistência, composto pela representação dos 26 Conselhos Estaduais. Representa a capacidade da sociedade organizada de intervir nas políticas públicas, interagindo com o Estado na definição das políticas.