O Sintibref-MG/Nova Central  NCST, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Belo Horizonte, participou no dia 14.05.2019 da  Audiência Pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais ALMG, realizada pela Deputada Estadual a Marília Campos,
em defesa da manutenção do Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Intrafamiliar -  CERMA.

O que é o CERMA?

O CERMA é um equipamento vinculado a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). Atende mulheres vítimas de violência doméstica e corre o risco de encerrar suas atividades, com recomendação do governo para que as psicólogas do programa não atendam novos pacientes e deem alta para as que ainda estão em atendimento, segundo denúncias de trabalhadores. 
O Centro existe desde 2004 e atende hoje 101 mulheres, 88 delas residentes na capital e outras 13 na região metropolitana de BH. Segundo a Sedese o valor mensal para o funcionamento do CEMA é de R$ 126 mil reais.

Estiveram presentes na audiência a Deputada Marilia Campos a Secretária da Sedese,  a Sra. Elizabeth Jucá e Mello Jacometi, que foi questionada sobre o encerramento do Serviço. Representantes dos Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher BH/MG, Defensoria Pública de MG, Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social BH, Coordenadora da Rede de Enfrentamento a Violência contra as mulheres, como também mulheres vítimas de violência que foram atendidas pelo Serviço e que tiveram suas vidas transformadas após o acompanhamento do CERMA.

 
A secretária informou que o CERMA não será desativado, e o que está ocorrendo é uma readequação temporária das atividades do programa com o objetivo de aprimorar a Rede de Atendimento à mulher em Situação de violência com a efetiva articulação de órgãos púbicos, entidades da,sociedade civil e colaboradores.
 
O público participou ativamente da audiência, demonstrando os dados estatísticos alarmantes da violência doméstica contra a mulher em Minas e alertando que seria um contrasenso desativar este serviço de atendimento e apoio às mulheres  violadas. 
 
O Sintibref-MG e a NSCT, como membros do Conselho Municipal dos Dieitos da Mulher – BH acompanham os trabalhos da secretaria com o compromisso de efetivar o Controle Social da política pública para a muher em Belo Horizonte e no estado de Minas Gerais.