O Sintibref-MG como membro do Conselho Nacional de Assistência Social participou da 269 plenária onde foram discutidas e deliberadas ações sobre a política da Assistência Social.
 
Em oposição ao corte de 50% no orçamento da Assistência Social, a Frente Parlamentar realizou no dia 17 de outubro o Ato em Defesa do Orçamento da Assistência Social no Salão Nobre da Câmara dos Deputados em Brasília. Vários deputados falaram sobre a importância da recomposição da proposta enviada pelo governo referente ao orçamento para 2019.
 
A proposta do governo vai retirar 7 milhões de famílias do Bolsa Família, segundo o CNAS. Mais de 17 mil serviços ofertados nos CRAS, CREAS, CENTRO-POP e acolhimento institucional (abuso sexual, abandono, dependência, violência doméstica, etc.) serão interrompidos. 
 
Representantes da sociedade civil, trabalhadores, usuários e entidades puderam enfatizar os impactos para a política da assistência social, com desdobramentos profundos para as entidades, trabalhadores e principalmente para os usuários atendidos pelas políticas da assistência social.
 
Diante da proposta do corte de 50 por cento do orçamento os conselheiros se dividiram para atuar nas diversas comissões (pessoa com deficiência, benefícios) para protesto e reivindicações sobre o Orçamento 2019.