O dia 28 de maio é uma data que reforça duas questões que indicam a qualidade de vida da mulher: O dia de luta pela saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Os problemas à saúde da mulher afetam a sociedade de forma geral. São elas que ainda mais cuidam dos lares e são elas que geram os nossos filhos.

Segundo o ultimo censo do IBGE as mulheres são maioria no Brasil. Representam 51% da população brasileira.

O aumento da expectativa de vida da população, torna mais importante o cuidado com a saúde nas diferentes fases da vida. Com isso é fundamental manter os exames preventivos sempre em dia, para acompanhar as mudanças no corpo feminino, desde a puberdade até a menopausa.

A mortalidade materna é outro tema de grande importância para saúde da mulher. Hipertensão, hemorragia, as infecções puerperais, as doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto são as cinco principais causas de morte materna.

O Brasil têm alcançado bons resultados nessa área. Até 2013 (último dado disponível), o país havia reduzido o índice de mortes em 43%, desde 1999.

Cesáreas

Segundo o Relatório Nacional de Acompanhamento, a alta realização de cesáreas no país contribuem para que ainda tenhamos elevados índices de mortalidade materna. O relatório informa que mulheres submetidas a cesáreas têm 3 vezes mais risco de morrer e cinco vezes mais risco de contrair infeção puerperal. Sem contar a maior ocorrência de partos prematuros.

A cesárea é uma cirurgia de médio porte, com risco de infeção e perda sanguínea. Além do trauma do corte de 7 camadas de pele, mais o útero. Um tempo de recuperação e cicatrizes muitas vezes desnecessárias.

O problema da brasileira com o parto natural é o medo da dor, entretanto é possível realiza-lo com anestesia. Porém os benefícios para mãe e para o bebê são consideráveis. A mãe tem uma reabilitação quase imediata após o parto, ativa amplamente seu aparelho reprodutor, o que é importante para saúde feminina e produz ocitocina, o hormônio do amor. Já a criança tem benefícios desde a respiração, ao sistema auto-imune.

O Sintibref-MG disponibiliza uma série de benefícios voltados para saúde da mulher. Um processo que começa no cuidado diário com a saúde, com consultas médicas, nutricionista e acompanhamento da gravidez, através do PAF, até a chegada do bebê com oKit-Natalidade. O desenvolvimento profissional também é promovido por nossos benefícios, visando a melhoria da capacidades para o trabalho e também o lazer, determinante para momentos de descontração e convivência com quem amamos.

O Sintibref-MG reafirma seu compromisso com as mulheres, comprometido com o bem-estar e a saúde de nossas representadas.