O Movimento Internacional da Cruz Vermelha é uma organização internacional humanitária, neutra e imparcial, não vinculada a qualquer país ou partido. Seu objetivo é proteger a vida e a saúde humana, prevenir e aliviar o sofrimento humano, sem qualquer discriminação.

A data de comemoração do dia da Cruz Vermelha, 8 de maio, é a data de aniversário de Henry Dunant, italiano que há 154 fundou esta que é uma das maiores instituições de ajuda humanitária no mundo.

A Cruz Vermelha foi fundada em 1863, em Genebra na Suíça, prestando assistência a soldados feridos em guerras. Teve atuação de assistência tanto a soldados quanto a refugiados nas duas guerras mundiais, bem como no holocausto judeu.

O Movimento Internacional é composto por três membros: o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e o conjunto das 190 sociedades nacionais que compõem a Federação.

No Brasil

A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 5 de dezembro de 1908, constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário.

Está presente em 21 estados brasileiros.

É declarada pelo Governo Brasileiro como instituição de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e dos serviços militares de saúde.

Atua em várias frentes como a assistência psicossocial e primeiros socorros. Atua também contra o mosquito da Zika, no combate a febre amarela, no atendimento à vitimas de deslizamentos, em enchentes, no combate a gravidez precoce e auxilia inclusão dos jovens no primeiro emprego.

Realiza também a Campanha do Agasalho em todo país nos períodos de frio.

O Sintibref-MG como representante dos empregados da Cruz Vermelha conta com a colaboração da categoria e da sociedade para manutenção desta importante entidade e a continuidade do importante serviço de atendimento prestados pelos empregados da instituição.

Clique Aqui e Colabore com a Cruz Vermelha.