O Sintibref-MG participou da Atividade Formativa – Etapa Centro Oeste, do evento Caravana pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, promovida pelo Conanda – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre os dias 3 e 5 de abril, na sede da OAB, no Mato Grosso do Sul.

A Caravana percorre as cinco regiões do Brasil, desenvolvendo audiências públicas, atividades formativas e apresentando dados sobre a situação da criança e do adolescente coletados na pesquisa “CADÊ? BRASIL 2016 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DADOS E ESTATÍSITICAS”.

A pergunta proposta pela CARAVANA; “Por onde passa os direitos da Criança e adolescente?”; visa uma reflexão sobre a situação deste público na região Centro Oeste, na dimensão da violação dos direitos, bem como políticas públicas para o segmento.

O Fórum Nacional da Criança e do Adolescente- FNDCA acompanha a Caravana e o Sintibref-MG como membro do Secretariado Nacional participou do encontro. Participaram também membros dos Fóruns regionais FDCA , conselheiros do CONANDA representantes da sociedade civil e Faculdade Latino Americana de CIÊNCIAS Sociais – FLACSO , organizadora do encontro.

A Diretora do Sintibref-MG, Sandra Regina Barbosa, salientou durante a mesa de debate os desafios para a efetivação do Sistema de Garantia de Direitos SGD, destacou o congelamento dos recursos para políticas públicas e a vontade política dos gestores do executivo, representantes do legislativo e também no Judiciário em reconhecer definitivamente a criança como PRIORIDADE ABSOLUTA, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Sandra também chamou a atenção para que os atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do adolescente não se curvem frente a crise na qual passa o país e lutem bravamente em defesa e na efetivação do Sistema de Garantia dos Direitos- SDH

Sintibref-MG, o caminho do bem. Defende e atua em prol da criança e dos adolescentes do Brasil.