1 - Reforma da Previdência

O governo quer que a gente morra de trabalhar sem se aposentar. A previdência não dá prejuizo como afirma o governo, os cálculos são manipulados. Em 2015 por exemplo ela teve uma sobra de R$ 11,2 bilhões.

Aumento da idade mínima: Homens e mulheres só poderão se aposentar quando tiverem 65 anos de idade.

Mais tempo de contribuição: Para ter acesso a aposentadoria o trabalhador terá de comprovar pelo menos 25 anos de contribuição, hoje são 15 anos.

49 anos para benefçiio integral: Para receber a aposentadoria integralmente a pessoa terá de contribuir dos 16 aos 65 anos de forma ininterrupta. Serão 49 anos de contribuição.

Fim de aposentadoriaas especiais: Trabalhadores e trabalhadoras rurais, trabalho insalubre e em condições especiais, pessoas com deficiências e aposentadorias por incapacidade terão seus benefícios severamente reduzidos.

Ataque às pensões: Não será mais possível acumular aposentadoria e pensão por morte. Haverá reduc'ão de 50% no valor das pensões por morte e, a partir daí será acrescentado mais 10% por dependente, com o limite de cinco filhos beneficiados.

Afeta quem trabalha: Essas novas regras irão valer para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos. Os que tiverem acima desta idade poderão se aposentar pelas regras atuais, mas terão de contribuir com 50% a mais sobre o tempo que faltava para a aposentadoria.

2 - Reforma Trabalhista

Extingue direitos históricos dos trabalhadores, que hoje são garantidos na CLT.

Férias e jornada ameaçadas: Estão ameaçadas as férias de 30 dias, a jornada de 8 horas diárias e 44 semanais (vai aumentar), a Participação nos Lucros e REsultados, que poderá ser parcelada quantas vezes quiserem os patrões, que poderão também diminuir o horário das refeições.

Trabalho temporário: Contrato temporário de trabalho passará a ter vigência de 4 meses e poderá ser prorrogado por igual período, deixando o trabalhador sem garantia de continuidade do trabalho, podendo ser descartado a qualquer momento.