A saúde da mulher é um tema que está pautado na agenda mundial. Dentro dos oito objetivos do milênio, a mulher foi destacada como público relevante quando se chamou a atenção para o desafio do câncer de mama. Existem várias ações mundiais sobre o tema. 

No Brasil, o “Outubro Rosa” é um movimento que surge da década de oitenta para promover a conscientização sobre a doença, bem como disponibilizar informações sobre os serviços de diagnóstico e tratamento.

A campanha de 2018 traz como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. Ela alerta para o diagnóstico precoce e a desmistificação de pre-conceitos em relação à doença.

Como estratégia na defesa dos direitos da mulher, o Sintibref-MG, junto com a NOVA CENTRAL, foi eleito para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Belo Horizonte para o biênio 2018/2020. Os conselhos são espaços de Controle Social onde são discutidas, elaboradas e implementadas políticas públicas para as mulheres.

Outra ação voltada para o público feminino que o Sintibref-MG e a Contratuh desenvolvem é o “Viver Mulher”, que já está na sua décima segunda edição, no qual são discutidos, por meio de seminários, palestras e oficinas, temas pertinentes à direitos/violação das mulheres.

Mulheres, cuidem-se! Fiquem atentas aos exames periódicos!