Hoje é dia de festa na “Manchester Mineira”! Juiz de Fora, que abriga um dos escritórios regionais do Sintibref-MG, está completando 173 anos de emancipação.

Em homenagem à data, conheça cinco curiosidades sobre a cidade.

A origem da alcunha “Manchester Mineira”

Em 1889, Juiz de Fora contava com duas fortes indústrias de tecidos: a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas e a Companhia de Fiação e Tecelagem Industrial Mineira. No mesmo ano, a cidade inaugurou a primeira usina da América Latina para produzir energia elétrica para iluminação pública. Esse pioneirismo na industrialização fez da cidade a mais desenvolvida do estado e gerou a comparação com a inglesa Manchester, também fortemente industrializada.

Primeira transmissão de TV da América Latina

A primeira transmissão de imagens em movimento em circuito aberto na América Latina aconteceu em 1947 na rua Marechal Deodoro, em uma oficina que realizava conserto de eletrônicos. O responsável pela transmissão foi Olavo Bastos Freire. Ele deixou a câmera na janela e focalizou o bonde que passava na rua. Um ano depois, Olavo tornou público seu experimento e transmitiu a passagem do bonde no Edifício Clube Juiz de Fora para uma plateia de juiz-foranos.

Primeiro monumento ao Cristo Redentor no Brasil

Ao contrário do que muitos pensam, o Cristo Redentor do Corcovado, Rio de Janeiro, não foi o primeiro monumento do tipo no país. Em 1906, 14 anos antes do Rio, um monumento semelhante foi inaugurado em Juiz de Fora pelo empresário Francisco Batista de Oliveira.

Origem do nome da cidade

Juiz de Fora era um magistrado do tempo colonial nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito. Quando um juiz hospedou-se em uma fazenda da região, a localidade passou a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora, e em torno dela surgiu o povoado que deu origem à cidade.

O mascote

Apesar de não ser um título oficial, as capivaras são consideradas por grande parte da população juiz-forana como o mascote da cidade. Basicamente, elas são o “cartão-postal” de Juiz de Fora e estão sempre às margens do rio Paraibuna.

Muitas palmas para Juiz de Fora, sem dúvida uma das mais belas e importantes cidades do estado. Nosso escritório regional está à disposição para orientar e lutar pelos trabalhadores da categoria que atuam na cidade e na região. Sejam bem-vindos!