A defesa dos direitos trabalhistas é um dos assuntos que sempre tratamos aqui, afinal, este é um de nossos principais objetivos. Nos últimos anos, mais precisamente a partir de 2017, vimos nossa luta ser ainda mais essencial para que os trabalhadores não fossem prejudicados.
Em 2017 sofremos o primeiro impacto com a Reforma Trabalhista, que incentivou a flexibilização de direitos previstos em lei, alterou as regras da jornada de trabalho e transformou a relação contratual entre empresa e empregado. Em 2019, a Reforma da Previdência alterou as formas de se aposentar e ainda aumentou o tempo de contribuição para algumas situações. Diante deste cenário, foi preciso entender como nos manter de pé e buscar novas saídas para a defesa dos direitos trabalhistas.
Com a chegada da pandemia em 2020, a mobilização ganhou destaque. Lutamos pela negociação de acordos de proteção ao emprego, para que houvesse medidas como a redução de jornada de trabalho com compensação salarial, as licenças remuneradas, ou programas de apoio ao desemprego parcial. Além disso, buscamos medidas de saúde e segurança no local de trabalho para proteger os trabalhadores do risco de infecção.
Sobretudo, combatemos as tentativas de cortes de direitos trabalhistas em nome da recuperação econômica pós-pandemia.
O sindicato está presente em anos de luta pelo trabalhador, somos a voz da categoria e o desejo coletivo. A reestruturação sindical passa por você. Neste Dia do Trabalhador agradecemos por todo empenho em sua função e lembramos que esta é uma data sinônimo de luta.
Reafirmamos e ressaltamos o nosso compromisso de assegurar seus direitos e estar em busca de qualidade de vida. Um feliz 1º de maio a todos!