Uma cidade marcada pelas expedições durante o período colonial: Uberaba completa 204 anos hoje, 2 de março. 

A história da cidade começa com a abertura de novos caminhos articulados pela Capitania de São Paulo e Minas Gerais, partindo da expedição que saiu de São Paulo, trilhando a rota conhecida como Estrada Real ou Anhanguera. Ali se inciava o povoamento do que hoje conhecemos como o Triângulo Mineiro.

Uberaba surgiu, de fato, nas margens do rio que leva o nome da cidade, com a instalação da expedição guiada pelo Comandante Regente dos Sertões e pelo Major Eustáquio. A população ergueu uma capela, tornando o local oficialmente reconhecido como povoado.

O crescimento econômico por meio de agricultores, pecuaristas e comerciantes e outras profissões levou a Vila de Santo Antônio de Uberaba ao título de cidade em 1856.

O Sintiberf-MG se orgulha de ter um escritório regional em terras uberabenses e em representar os trabalhadores da região. Estamos juntos em busca do melhor para todos os empregados.

A capital mundial do Gado Zebu 

Uberaba é um polo de estudo genético bovino, incluindo empresas que realizam inseminação, técnicas de reprodução, transferência de embriões e clonagem de animais. Veja mais curiosidades sobre a cidade:

  • Uberaba tem um geossítio arqueológico, chamado Geopark Uberaba.
  • A cidade aparece duas vezes no Guinness World Records: maior cozido de carne do mundo, em 2019, e com a maior casa de chocolate do mundo, construída em 2018.
  • Chico Xavier foi um morador ilustre da cidade e marca do turismo da cidade.