Em 17 de novembro de 1998, o então Ministério do Trabalho e Emprego expediu a Carta Sindical do Sintibref-MG. O documento, também chamado de Registro Sindical, é o ato de concessão, pelo Poder Público, da personalidade jurídica sindical para as entidades que cumprem as formalidades exigidas pela lei, habilitando-as para a prática de atos sindicais, como a representação da categoria e a negociação coletiva. Em outras palavras, é a certidão de nascimento de um sindicato.

De lá pra cá, acumulamos aprendizados e conquistas na defesa dos trabalhadores da categoria. Lutamos por melhores condições de trabalho, negociamos com o sindicato patronal, orientamos e defendemos trabalhadores em questões trabalhistas, homologamos rescisões, celebramos acordos coletivos, estabelecemos parcerias, atuamos em conselhos, expandimos o atendimento com escritórios no interior, conquistamos benefícios para a categoria e criamos benefícios adicionais para associados.

O aniversário da Carta Sindical é um momento de balanço. Olhando para trás, podemos dizer: nada foi fácil, mas tudo valeu a pena. Por isso, o balanço é acompanhado de um sentimento de renovação do nosso compromisso, como consta em nossa missão: representar os trabalhadores das instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas de Minas Gerais, promovendo melhores condições de vida e trabalho, por meio da defesa de direitos e da garantia de benefícios para a categoria. Permanecemos com a mesma vibração e os mesmos valores da época da fundação – compromisso, responsabilidade, confiança, credibilidade, ética, transparência, respeito à vida, à família e às pessoas, altruísmo, solidariedade e empatia. Mas, por aprendermos sempre, nos sentimos cada vez mais preparados para cumprir e exceder suas expectativas. Obrigado pela confiança e por nos permitir falar em seu nome. Continue contando com a gente, hoje e sempre.