Uma região que surgiu junto aos trilhos do trem e aos caminhos da BR-381.
A construção da Ferrovia Vitória-Minas entre 1911 e 1929, impulsionou a formação dos primeiros núcleos urbanos em Coronel Fabriciano e Timóteo. Ali, os primeiros trabalhadores foram responsáveis pelos primeiros polos e, mais tarde, pela cidade de Ipatinga.
A antiga MG-4, atual BR-381, também favoreceu a formação dos perímetros urbanos. Na década de 1930, os polos industriais atrairam ainda mais pessoas para a região.
O Vale do Aço foi oficialmente reconhecido em 1974, com a criação da Associação Municipal da Microrregião do Vale do Aço (AMVA). Em 1998, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou a proposta da primeira região metropolitana de Minas no interior, formada por Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. Em 2006, mais 24 cidades foram agregadas.
O Sintibref-MG está presente nesta região! O empregados da categoria são atendidos em nosso escritório em Ipatinga, com prestação de esclarecimentos jurídicos, acordos coletivos, defesa de direitos e conquista de benefícios.
Nos orgulhamos por estarmos presentes nesta região tão importante para Minas Gerais e, claro, por estar ao lado de cada trabalhador da categoria. Parabéns, Vale do Aço!