Hoje, 3 de dezembro, é o DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. A data foi criada pela ONU em 1992 com o objetivo de conscientizar sobre a importância de se inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural. A ideia é refletir (e por em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todos que sofrem com algum tipo de deficiência.

Segundo o Decreto Lei nº 3.298/1999, a deficiência humana é “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência, seja física ou mental.

Importância da inclusão e da acessibilidade


Pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte do poder público, principalmente em questões referentes a acessibilidade, empregabilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola. Além disso, a maioria dos deficientes não consegue entrar no mercado de trabalho porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de trabalhar com eficiência e que a construção de um ambiente acessível é cara. A realidade indica que políticas inclusivas, como cotas para emprego e adaptação de espaços públicos para permitir a circulação, continuam sendo importantes e necessárias.

A todos os empregados da categoria com alguma deficiência e a todos que atuam em instituições voltadas para pessoas com deficiência, nosso respeito e admiração pelas vitórias de cada dia. E que o mundo esteja cada vez mais preparado para oferecer condições dignas de vida a todos.