Para reforçar o posicionamento contra a Reforma Trabalhista, as Centrais Sindicais promoverão nova paralisação nacional nesta sexta (30). O Sintibref-MG solicita às instituições empregadoras que liberem os funcionários para participarem dos atos nas mais diferentes cidades do nosso estado.
A ação unificada das Centrais Sindicais tem resultado em uma grande mobilização em todos os cantos do país, como vimos nos dias 08 de março, 15 de março, na Greve Geral de 28 de abril e no Ocupa Brasília em 24 de maio.
Como resultado do amplo debate com a sociedade e das mobilizações, conseguimos frear a tramitação da Reforma da Previdência e tivemos uma primeira vitória na Reforma Trabalhista, com a reprovação na CAS (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado).
Reforma Trabalhista
Extingue direitos históricos dos trabalhadores, que hoje são garantidos na CLT.
Férias e jornada ameaçadas: estão ameaçadas as férias de 30 dias, a jornada de 8 horas diárias e 44 semanais (vai aumentar), a Participação nos Lucros e Resultados, que poderá ser parcelada quantas vezes quiserem os patrões, que poderão também diminuir o horário das refeições.
Trabalho temporário: contrato temporário de trabalho passará a ter vigência de 4 meses e poderá ser prorrogado por igual período, deixando o trabalhador sem garantia de continuidade do trabalho, podendo ser descartado a qualquer momento.