Neste ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Belo Horizonte, em conjunto com outras entidades que atuam na defesa da mulher, organizaram eventos que irão ocorrer em comemoração ao Dia Internacional Da Mulher.
O Sintibref-MG e a NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) compõem o Conselho e representam a sociedade civil no segmento das trabalhadoras. O Conselho é um espaço de controle social que pauta o trabalho na discussão, elaboração e implantação de políticas públicas, que garantam os direitos das mulheres.
O dia 8 de março é um marco na história de luta e resistência no combate à misoginia, machismo e violência contra a mulher. Hoje já podemos comemorar vários avanços, como a Lei Maria da Penha. Entretanto ainda são alarmantes a violência doméstica, o assédio moral, a diferença no mercado de trabalho etc.
Neste 2022, um aspecto importante deve ser incorporado à pauta de luta das mulheres: é ano eleitoral. A representatividade da mulher na política é mínima, sendo necessário o aumento de sua participação.
O grito deve ser permanente pela igualdade, respeito e solidariedade.
Eventos
• Carreata “Pela Vida das Mulheres” - Rua Guajajaras, 1707 (sede da Defensoria Pública) a partir das 8h30
• Ato Unificado 8 de Março RMBH - Praça da Liberdade a partir das 16h30
• Ciclo de Debates Virtual: “Mulheres e Política: por representatividade, justiça e respeito” - Programação pelo link: http://almg.gov.br/semprevivas