“Vem chegando o verão”, já dizia a canção. Ou melhor, já chegou! Hoje começa oficialmente a estação mais quente do ano - época de usar roupas mais leves, curtir piscinas, praias e cachoeiras e se refrescar com uma bebida gelada no fim da tarde. Para quem ama o verão – e mesmo para quem não gosta tanto assim, mas sofre seus efeitos -, preparamos oito dicas básicas para curtir a estação com responsabilidade e sem descuidar da saúde. Se liga!

1. Aumente a ingestão de líquidos

Nosso corpo precisa de cerca de 2 litros de água por dia para manter suas funções. Com o calor e o aumento da transpiração, é preciso reforçar a ingestão de líquidos para garantir o balanço hídrico do organismo. Além de água pura, você pode complementar a hidratação com água de coco, sucos e chás.

2. Tenha uma alimentação saudável

Temperaturas mais altas fazem com que o organismo tenha que trabalhar mais para processar os alimentos. Refeições muito pesadas ou gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo, causando transtornos gastrointestinais. A dica é uma dieta saudável à base de alimentos leves, como verduras, legumes e frutas, que são ricos em vitaminas e minerais e ainda ajudam a repor a água do corpo.

3. Controle o consumo de bebidas alcoólicas

A combinação de sol e clima de praia podem parecer perfeitos para degustar uma caipirinha ou uma cerveja gelada, mas é preciso ter moderação. Além da intoxicação do organismo, que leva à ressaca, o álcool estimula a micção e a transpiração, aumentando a perda de água e podendo causar desidratação.

4. Reforce o uso do filtro solar

O risco de desenvolver um câncer de pele existe o ano todo, por isso o protetor solar deve ser aplicado todos os dias. No verão, porém, com o aumento da incidência dos raios ultravioletas do tipo B, principalmente entre as 10 e as 16 horas, ficamos ainda mais vulneráveis às queimaduras solares.

Para se proteger, utilize um filtro solar com FPS 30 ou superior. Em dias de maior exposição, como idas à piscina ou qualquer outra atividade ao ar livre, o protetor deve ser passado antes de se vestir a roupa de banho e reforçado a cada duas horas ou sempre que você mergulhar ou transpirar.

5. Utilize roupas e acessórios para aumentar a proteção

Mesmo aplicando o filtro solar com disciplina, devemos reforçar a proteção da pele com o uso de roupas e acessórios capazes de bloquear pelo menos parte da radiação ultravioleta. É o caso de chapéus, bonés, óculos escuros e roupas de mangas compridas feitas de algodão. Barracas e guarda-sóis também ajudam a evitar vermelhidão e queimaduras.

6. Esteja atento aos sintomas da insolação

Conhecida popularmente como insolação, a hipertermia consiste na elevação da temperatura corporal a mais de 40 graus Célsius em situações como permanência em ambientes muito quentes, exposição desprotegida ao sol, esforço físico em excesso e desidratação.

A hipertermia pode causar sudorese intensa, náuseas, dor de cabeça, tontura, confusão mental e convulsões. Ao identificar esses sinais em uma pessoa, leve-a para um local mais fresco e ventilado, deite-a e remova calçados e roupas apertadas. Ofereça água apenas se a pessoa estiver consciente e busque ajuda médica o mais breve possível.

7. Redobre os cuidados com crianças e idosos

Todos estamos sujeitos a queimaduras solares, desidratação e insolação, mas as crianças e os idosos são ainda mais vulneráveis. Além de terem a pele mais fina e sensível, essas duas faixas etárias são mais propensas a sofrer insolação devido a um menor desempenho de seu sistema termorregulatório. Outro ponto importante é que, enquanto os idosos têm uma percepção diminuída da sede, as crianças por vezes se esquecem de tomar água quando estão se divertindo. Por isso, é necessário oferecer mais líquidos a essas pessoas, de forma a evitar a desidratação.

8. Proteja-se contra as micoses

A umidade e o calor estimulam o crescimento e a reprodução dos fungos, o que aumenta a incidência de micoses principalmente nas unhas e entre os dedos dos pés (conhecida como frieira). Para prevenir, as principais dicas são: só frequente piscinas cuja qualidade da água pode ser comprovada; calce chinelos ao utilizar ambientes coletivos úmidos, como saunas, duchas de praia e vestiários de clubes; tome um banho completo assim que possível depois de sair da praia ou da piscina; troque as roupas de banho molhadas por roupas secas o quanto antes; seque bem entre os dedos dos pés e outras dobras da pele; e não compartilhe objetos de uso pessoal e capazes de transmitir micoses.

Com esses cuidados, você e sua família vão curtir o verão sem surpresas desagradáveis. E se precisar de orientação ou atendimento médico, conte com os profissionais do Programa de Assistência Familiar (PAF) ou os convênios exclusivos para associados.

Em tempo, já que estamos falando de lazer: o Sintibref-MG tem parcerias com clubes e descontos em hotéis e pousadas pelo país. Confira.

 

Com informações dos sites Tua Saúde, Boa Consulta e Terra.