A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada entre os dias 11 e 14 de julho, em Brasília. Nesta edição, o objetivo geral é intensificar a mobilização dos grupos que integram o sistema de garantia dos direitos e também a sociedade, para implementação e monitoramento da Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Conferência está organizada sobre 5 eixos estratégicos: 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos, 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Todo processo de conferências estaduais e municipais entre 2011-2012, que formataram a Conferência Nacional, teve sua elaboração baseada em três focos principais: mobilização, implementação e monitoramento.

Protagonismo e educomunicação

A participação dos adolescentes é outro ponto de destaque na Conferência. A Comissão Organizadora espera receber 800 adolescentes num público de 3 mil participantes. Além disso, cerca de 18 jovens de cada Estado participarão da cobertura educomunicativa. Eles receberão oficinas de planejamento e de plataformas de texto, áudio, vídeo e fotografia para trabalhar com jornal mural, TV de bolso, fanzine, programetes de rádio, exposição e site/blog, e criarão conteúdo a partir das experiências durante a Conferência.

A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) órgão paritário criado em 1991, que, por meio da gestão compartilhada, governo e sociedade civil definem, no âmbito do Conselho, as diretrizes para a Política Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Além disso, fiscaliza as ações executadas pelo poder público no que diz respeito ao atendimento da população infanto-juvenil.

Com informações de Direitos da Criança