O prazo para sacar até R$ 1.100 do abono salarial do PIS/Pasep vai até 30 de junho. Quem trabalhou com carteira assinada ou como funcionário público no ano anterior, recebendo até dois salários mínimos por mês, pode ter direito ao abono (ver todos os requisitos abaixo). O valor a ser recebido varia de acordo com a quantidade de dias trabalhados em 2020. Para trabalhadores da iniciativa privada, o saque deve ser feito na Caixa. Servidores públicos devem sacar no Banco do Brasil.

Tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep:

• Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020

• Ganhou até dois salários mínimos por mês, em média

• Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos


Como saber se você tem direito ao abono salarial


Trabalhador de empresa privada:

• Pelo Aplicativo Caixa Trabalhador

• Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Servidor público:

• Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos)

O valor pago varia de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou. Se trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do salário mínimo, e assim por diante.

E se eu perder o prazo de saque?

Se o trabalhador não fizer o saque até 30/06/21, terá de esperar até o calendário do ano que vem, quando o dinheiro será disponibilizado de novo. O direito ao saque é extinto se o trabalhador não retirar o dinheiro no prazo de cinco anos.

E se a empresa onde trabalho não tiver informado meus dados corretamente para o governo?

Consulte o setor jurídico do Sintibref-MG. Teremos prazer em ajudá-lo a contornar a situação e receber o que é seu por direito.

Para mais informações, consulte o site da Caixa.

 

Veja outras notícias sobre SEUS DIREITOS.