Três datas no mês de setembro são especialmente importantes quanto à acessibilidade. Hoje, dia 21, comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; dia 23 é o Dia Internacional das Línguas Gestuais; e no dia 26, temos o Dia Nacional dos Surdos.

Cada uma dessas datas tem os mesmos objetivos: combater o preconceito e lembrar a necessidade de incluir e dar acessibilidade a quem tem alguma limitação. Afinal, sem acessibilidade nosso senso de pertencimento e nossa liberdade de ir e vir ficam comprometidos. Sem capacidade de comunicação, fica mais difícil nos percebermos como cidadãos com voz ativa e plenos direitos.

Felizmente, podemos afirmar que esse entendimento tem avançado, inclusive no âmbito das políticas públicas. Por outro lado, sabemos que ainda há uma longa caminhada pela frente.

Se você atua em projetos ligados à inclusão e à acessibilidade, nosso reconhecimento pela grandeza do trabalho desenvolvido. Este dia também é seu, que, com empatia e profissionalismo, faz sua parte na construção de um Brasil melhor.

O Sintibref-MG reafirma seu compromisso nesta luta por um mundo mais inclusivo e acessível. Sigamos!