A campanha Agosto Lilás simboliza um marco na luta contra a violência doméstica e familiar, promovendo a conscientização e a mobilização da sociedade para enfrentar a violência de gênero. A ação foi criada em referência a Lei Maria da Penha, de 7 de agosto de 2006, que neste ano comemora 18 anos, referência civilizatória na proteção aos direitos das mulheres no Brasil.

Apesar da lei estar completando a maioridade, os direitos da mulher ainda não estão assegurados em muitos campos. A violência ocorre nos espaços institucionais, domesticos, de trabalho, entre outros. O Instituto de pesquisa Estatística Aplicada (IPEA) apresenta dados alarmantes. Entre 2012 e 2022 48.289 mulheres foram assassinadas no Brasil. Em Minas Gerais, no mesmo período, foram assassinadas 3903 mulheres. É neste lastimável quadro que ainda persiste no Brasil que devemos ser vigilantes na promoção de ações de prevenção e combate às inúmeras violências que as mulheres sofrem.

A atuação do Sintibref-MG no Conselho Municipal de Belo Horizonte como representante da sociedade civil no segmento dos trabalhadores participa na discussão e formulação das politicas públicas para este público. Os trabalhadores representados pelo Sintibref-MG são, em sua maioria, mulheres que atuam nas politicas de cuidado juntos aos usuários das ILPIs, creches e acolhimento insituciional. É muito importante que os trabalhadores conheçam e participem da campanha Agosto Lilás para que possam ser multiplicadores do combate à violência contra a mulher nos espaços onde atuam.

Em Belo Horizonte serão realizadas várias atividades em relação ao tema:

  • 13/08 - Webinário: 18 anos da Lei Maria da Penha Desafios para o Enfrentamento à Violência Cibernética de Gênero, com transmissão pelo YouTube da Defensoria Pública de MG.
  • 23/08 - Dia D Operação Shamar: atendimentos as demandas apresentadas pela da população feminina na Praça Sete, em Belo Horizonte. 

Acesse o site da DPMG para informações sobre a programação durante o mês de agosto.