Com que frequência você vai ao médico? Somente quando surge uma dor ou incômodo? Ou regularmente, de forma preventiva?
Não é de hoje que se sabe: a adoção de atitudes preventivas na saúde é fundamental para melhorar a qualidade de vida, evitar surpresas desagradáveis e reduzir as situações de intervenções mais complexas e invasivas. Mas infelizmente, esse é um comportamento raro no Brasil. O mais comum é buscarmos um médico somente quando aparece um problema concreto. Um dos motivos, claro, é o alto custo das consultas. O outro é a falta de uma cultura de prevenção.
Quem é trabalhador de instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas de Minas Gerais tem duas alternativas para cuidar da saúde: pelo PAF (Programa de Assistência Familiar) e pela adesão ao sindicato, que amplia a abrangência dos atendimentos e/ou permite a inclusão de dependentes. De um jeito ou de outro, você pode começar agora mesmo a adotar uma postura preventiva para você e sua família – e com isso viver mais e melhor.
Nossa sugestão é que você crie um calendário da prevenção: um planejamento para utilizar, ao longo de todo o ano, os serviços médicos à sua disposição, conquistados pelo seu sindicato.
A título de exemplo:
- Janeiro: clínico geral (aproveite para pedir exames de sangue, urina e fezes)
- Fevereiro: cardiologista
- Março: oftalmologista
- Abril: dermatologista
- Maio: ginecologista ou urologista
- Junho: pneumologista
- Julho: nefrologista
- Agosto: neurologista
- Setembro: alergologista
- Outubro: angiologista
- Novembro: otorrinolaringologista
- Dezembro: endocrinologista
Viu só? Com uma consulta por mês, sem custo, você cuida da sua saúde o ano inteiro. Além de identificar problemas em fase inicial, você reduz eventuais custos com medicamentos, internações e procedimentos mais complexos.
Comece já seu calendário de prevenção (não precisa esperar janeiro!). E mais do que nunca, conte com as conquistas do Sintibref-MG para ficar com a saúde em dia.