A doença começa em silêncio e você não deve esperar pelos sinais: a cura pode estar no exame que você adia. Novembro Azul é uma campanha que se dedica a conscientizar homens no mundo todo sobre a própria saúde e a importância da prevenção.
O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil. Para o triênio de 2023 a 2025, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão 71.730 novos casos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.
Os dados reforçam que a prevenção é o melhor caminho. Quando o câncer de próstata é diagnosticado no início, as chances de cura são elevadas, mas, em casos identificados de forma tardia, o tratamento se torna mais difícil e preocupante. Por isso, é fundamental que você se cuide cada vez mais.
Fatores de risco do câncer de próstata
— Idade
— Hereditariedade
— Histórico Familiar
— Raça (homens negros têm maior risco de desenvolver a doença)
É possível prevenir o câncer de próstata?
Na verdade, a prevenção do câncer de próstata passa por uma combinação de hábitos saudáveis e, principalmente, pelo diagnóstico precoce.
Alimentação saudável
— Alimente-se bem: mantenha uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos integrais, e evite o consumo excessivo de gorduras saturadas (principalmente de origem animal) e álcool.
— Faça atividade física: os exercícios físicos ajudam a controlar o peso e contribuem para reduzir o risco de diversas doenças, incluindo o câncer de próstata.
— Controle do peso: a obesidade é um fator de risco reconhecido para o desenvolvimento da doença.
— Não fume: o cigarro piora a evolução do câncer de próstata.
Diagnóstico precoce
Esta é uma das formas mais eficazes de aumentar as chances de cura. Para isso, você precisa seguir as recomendações:
— Homens sem fatores de risco: devem procurar o urologista para avaliação anual a partir dos 50 anos. O médico irá indicar a necessidade ou não de realizar exame de sangue e toque retal.
— Homens com fatores de risco: devem iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos, conforme orientação médica.
Sinais do câncer de próstata
Na fase inicial, o câncer de próstata é, muitas vezes, silencioso, o que reforça a importância das idas recomendadas ao urologista. Veja os sintomas que podem indicar problemas na próstata:
— Dificuldade para urinar: demora para começar ou terminar de urinar.
— Jato de urina fraco ou interrompido: necessidade de fazer força para urinar ou gotejar após a micção.
— Aumento da frequência urinária: necessidade de urinar muitas vezes durante a noite.
— Presença de sangue: na urina ou no sêmen.
— Dor: dor ou ardência ao urinar ou ao ejacular.
Em casos mais avançados pode haver dor óssea, especialmente nas costas, quadris ou coxas.
Lembre-se: só você pode cuidar de si mesmo, portanto, valorize sua saúde. Nós convidamos os homens a não esperarem os sintomas aparecerem.
O cuidado é um ato de coragem!




