Nesta segunda feira (09/06) as Centrais Sindicais Brasileiras oficializaram durante a 103ª Conferência da OIT, um documento contendo denúncias de “Violações ao Direito de Livre Negociação Coletiva dos Sindicato”, contra o Ministério Público do Trabalho e também a Justiça do Trabalho pelas pesadas multas impostas aos sindicatos recentemente. A 103ª Conferência da OIT acontece em Genebra, Suiça.
Segundo o documento o Estado brasileiro, por intermédio do Ministério Público do Trabalho promove atos de ingerência nos instrumentos coletivos (convenções e acordos) firmados pela representatividade sindical de trabalhadoras e trabalhadores. Ainda de acordo com a denúncia, o Pode Judiciário, por meio da Justiça do Trabalho também intercede as entidade sindicais com diversas manifestações jurisdicionais das Varas do Trabalho, que afetam as negociações coletivas.
Cerca de 180 países participam da 103ª Conferência da OIT, que reúne sindicalistas e representantes de governos para debater questões da relação capitalxtrabalho. O nosso Secretário Geral, Geraldo Gonçalves participa desta conferência, enquanto Diretor da Infância e Adolescência e Juventude da Nova Central (NCST).