A gente passa mais tempo no trabalho do que na nossa casa. É essencial que esse ambiente seja saudável e respeitoso. Todos ganham em espaços assim. Mas infelizmente, esse não é o cenário em muitos casos. São os chamados “ambientes tóxicos”.
Ambiente de trabalho tóxico é quando o espaço laboral é caracterizado por uma cultura organizacional equivocada, na qual comportamentos inadequados, abusivos ou disfuncionais são tolerados ou até mesmo encorajados. O resultado desses comportamentos, a médio e longo prazo, podem incluir danos à saúde mental e adoecimento de empregados.
A seguir, veja 6 sinais que podem identificar um ambiente de trabalho tóxico.
Presença frequente de esgotamento: surge em ambientes que promovem exacerbadamente o esforço e a produção, gerando alto nível de estresse, pressão e sobrecarga de trabalho. O cenário de cobranças excessivas e metas fora da realidade pode causar um desgaste físico e emocional do trabalhador, podendo inclusive levar à Síndrome de Burnout.
Competição excessiva: é o estímulo a competições frequentes e descabidas. A busca implacável por reconhecimento, poder e recompensas pode levar a um clima de rivalidade, sabotagem e individualismo extremo.
Comunicação inadequada: uma comunicação deficiente, marcada por falta de clareza, transparência e respeito, é um sinal de toxicidade no ambiente de trabalho. Isso inclui a disseminação de fofocas, rumores, falta de feedback construtivo e o uso de linguagem agressiva ou depreciativa.
Falta de reconhecimento: quando a instituição empregadora não reconhece os méritos dos trabalhadores que se destacam, pode gerar insatisfação, desmotivação e baixa autoestima na equipe. Um ambiente laboral saudável deve valorizar iniciativas e fornecer oportunidades de crescimento profissional a seus empregados.
Liderança tóxica: líderes autoritários, manipuladores ou despreparados podem criar um clima de medo, desconfiança e falta de motivação entre os empregados. Liderança é sinônimo de poder, e nem todos sabem lidar com o poder que recebem.
Abuso e assédio: sejam eles de natureza moral, sexual ou discriminatória, abusos e assédios são indícios nítidos de um ambiente de trabalho tóxico. Essas práticas causam um ambiente de medo, hostilidade e ansiedade, propício ao adoecimento da pessoa afetada.
Se você identificar uma ou mais situações acima no seu local de trabalho, pode ser um sinal de alerta. Converse com colegas de trabalho, observe, registre ocasiões em que ocorreram.
Ambiente tóxico pode ser grave. Se alguém está ferindo sua dignidade, infringindo seus direitos, é possível buscar ajuda e reparação. Se precisar, faça contato com o sindicato. Poderemos orientar você sobre como proceder.