FABRICIANO – A prefeita Rosângela Mendes (PT) e a secretária de Educação e Cultura de Fabriciano, Glória Giudice, anunciaram, na tarde dessa quinta-feira (24), a destinação de repasses para nove entidades que atendem ao público infantil no município.
A assinatura dos convênios ocorreu na sede da secretaria, com os representantes de cada instituição. O valor total dos recursos públicos repassados é de R$ 1,1 milhão.

Os convênios do exercício de 2014 foram firmados com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Creche Lírio dos Vales; Projeto Escola Infantil Espaço Criativo; Centro de Assistência Social e Incentivo ao Bem (Casib); Fundação Comunitária Fabricianense; Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Social Criangular; Instituto Presbiteriano do Vale do Aço; Projeto Mãos Dadas e a Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora.

No acerto dos repasses, o Executivo informou que cada entidade receberá o pagamento retroativo ao primeiro trimestre deste ano, assim como a parcela do mês de abril. “Isso vem ao encontro da grande demanda de atendimento que nós temos de crianças de 0 a 3 anos. A rede municipal hoje atende mais de três mil crianças, mas as entidades também atendem uma média grande de alunos. Somando esforços há um bom resultado e, mesmo assim, o município tem um déficit de atendimento”, ressaltou Rosângela Mendes.

Déficit
A prefeita estima que 67% das crianças na primeira infância em Coronel Fabriciano careçam de atendimento por creches e centros comunitários. Para reduzir o déficit, Glória Giudice destaca, por sua vez, que são feitas obras de reforma e ampliação em escolas da rede municipal, assim como a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), em bairros de maior população infantil e vulnerabilidade social. “Até o ano que vem acreditamos que atenderemos pelo menos 40% ou 50% dessas crianças”, ressaltou a secretária.

fonte: diário do aço