A luta pela igualdade da mulher na sociedade tem sido árdua e complexa na sociedade brasileira, onde os direitos das mulheres são sistematicamente violados. Fruto de uma sociedade historicamente machista e patriarcal, são muitos os desafios que se impõem para de fato garantir a igualdade entre mulheres e homens.

No campo profissional, registra-se ainda hoje o fato de mulheres ocupando o mesmo cargo/função receberem remuneração inferior à destinada aos homens. É necessário informação e formação com objetivo de desenvolver uma consciência coletiva para a igualdade de gênero para que se tenha uma sociedade mais justa, na qual homens e mulheres tenham os mesmos direitos e se desenvolvam em harmonia.

O Sintibref-MG, representando também o Sistema Confederativo na CONTRATUH e NOVA CENTRAL NCST, atua na defesa e garantia dos diretos da mulher. Atualmente, o sindicato participa do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher como membro do Conselho representando a sociedade civil, e do “Viver mulher”, congresso que já está na sua 15ª edição e se constitui em espaço de discussão sobre a garantia dos direitos da mulher.