Temos dificuldade para planejar nosso consumo por diversos motivos.

BUSCA DO PRAZER IMEDIATO: na busca da satisfação de um desejo imediato, muitas vezes pagamos um preço maior por isso.

POUCA FORMAÇÃO FINANCEIRA: devido ao desconhecimento sobre conceitos e produtos financeiros, não usamos adequadamente as possibilidades que o mercado financeiro oferece para um melhor planejamento em direção aos nossos sonhos.

MEMÓRIA INFLACIONÁRIA: até 1994, o brasileiro viveu em um ambiente de hiperinflação. Apesar de já vivermos por quase três décadas em um ambiente de inflação sob controle, a memória inflacionária ainda influencia a maneira como planejamos nosso consumo.

No ambiente de hiperinflação, fazia sentido “gastar imediatamente” o dinheiro recebido, caso contrário o valor do dinheiro ia sendo corroído com o tempo. Por isso, muita gente corria para o supermercado assim que recebia o salário. As famílias faziam estoques. Era difícil se lembrar dos preços dos produtos, pois eles mudavam a toda hora. O consumidor ficava perdido e sem referência para saber se determinado produto estava caro ou barato. Era complicado se planejar nesse ambiente. Quem viveu essa época sabe bem disso.

A mudança de hábito permite consumir mais e melhor, mas, para isso, é necessário ter disciplina.

O próximo post vai trazer RECOMENDAÇÕES PARA O CONSUMO.

 

Fonte: Banco Central do Brasil