O mês de setembro traz três datas fundamentais para refletirmos sobre inclusão e acessibilidade. No dia 21, comemorou-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; hoje, 23, é o Dia Internacional das Línguas Gestuais; e no dia 26, temos o Dia Nacional dos Surdos. Vamos falar um pouco sobre a origem e a importância de cada data.

21/09 - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência 

Foi criado em 2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, promovendo o debate sobre o preconceito e a inacessibilidade pública.

A proposição da data foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.

23/09 – Dia Internacional das Línguas de Sinais

A comemoração foi estabelecida em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para aumentar a conscientização sobre a importância da língua para a inclusão das pessoas surdas e promover o uso da Língua de Sinais. Foi um passo significativo na universalização de todas as comunidades para reconhecer os objetivos estabelecidos no artigo 21 da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, para atingir nosso objetivo universal de inclusão.

26/09 - Dia Nacional dos Surdos

A data propõe uma reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. Foi oficializada em 2008 e é uma referência ao dia 26 de setembro de 1857, quando foi fundada no Rio de Janeiro a primeira escola de surdos no Brasil.

Muitas conquistas já foram alcançadas, como a oficialização da Libras como segunda língua nacional, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação do ensino bilíngue para crianças com deficiência auditiva e a obrigatoriedade da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos. Mas ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil, e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto.

 

O fato de a mais antiga das datas acima ter apenas 16 anos de criação é sintomático: só recentemente despertamos para a necessidade de ampliar as discussões e cobrar ações voltadas para pessoas com deficiências. Os avanços da sociedade nesse sentido devem ser comemorados, ao mesmo tempo em que precisamos continuar mobilizados em direção à continuidade das iniciativas positivas.

Nós do Sintibref-MG, ao registrarmos a importância das três datas, reforçamos nosso compromisso na luta contra qualquer tipo de preconceito e discriminação. Além disso, aproveitamos para cumprimentar os trabalhadores da categoria que atuam em projetos ligados à inclusão e à acessibilidade. Sabemos das dificuldades que envolvem seu dia a dia, como a falta de recursos e de políticas públicas para o desenvolvimento de projetos. Também por isso, manifestamos nosso reconhecimento pela seriedade, abnegação e grandeza do trabalho desenvolvido. Parabéns!