Hoje, 19 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Educador Social. A data foi criada em homenagem ao educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, nascido a 19/09/1921.

O Educador Social utiliza ferramentas pedagógicas para intervir nas problemáticas dos indivíduos, desenvolvendo atividades que visam a promoção e a integração social de pessoas em situação de risco, excluídas ou em vulnerabilidade social.

Segundo a resolução do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) nº 01/2013, o trabalho do educador social deve " ser organizado em percursos de forma a estimular as trocas culturais e a partilha de vivências, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade e fortalecer os vínculos familiares, sempre sob a perspectiva de incentivar a socialização e a convivência familiar e comunitária."

Em 2009, os educadores sociais foram incluídos na Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego. No entanto, a regulamentação da profissão ainda tramita na Câmara dos Deputados por meio de dois projetos de lei (2676/19 e 2941/19). O entendimento é que esta regulamentação irá fortalecer a categoria profissional, aumentando sua visibilidade, estimulando a formação superior e melhorando sua remuneração.

Muitos empregados da categoria são educadores sociais. A todos, o reconhecimento do Sintibref-MG pela grandiosidade do trabalho desenvolvido. Fica o lamento de que em pleno 2023, essa carreira ainda não tenha sido formalmente reconhecida.

A quem atua para construir um país mais justo, que respeita, assiste e busca dar dignidade aos mais vulneráveis, nossos parabéns por hoje e por todos os dias do ano. Feliz Dia do Educador Social!