O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – CONTRATUH, Moacyr Roberto Tesch Auersvald e o diretor tesoureiro da entidade, Wilson Pereira, se emocionaram durante o lançamento dos livros “CONTRATUH Informa – 200 editoriais” e “Dissídio Coletivo de Trabalho – Aspectos Polêmicos”. Para o secretário-geral da Confederação, Geraldo Gonçalves Filho, que fez uma breve apresentação sobre as obras e os autores “o movimento sindical recebe mais algumas valiosas contribuições para contar sua história de lutas e conquistas”.

A primeira obra, de autoria do presidente da CONTRATUH é uma celebração às 200 edições do jornal impresso da entidade e reúne os editoriais assinados por Moacyr. A publicação traz as reflexões do autor e preserva a memória das lutas da entidade e dos trabalhadores em geral. Emocionado, ele agradeceu aos familiares e a todos que contribuíram para a publicação. “São anos de dedicação ao movimento sindical. Não vi meus filhos crescerem, tive de lidar com a saudade de casa. Mas não digo isso com pesar, falo com o coração alegre por saber que esses anos representam a luta constante a favor da classe trabalhadora. Muito obrigado a todos que contribuem com a realização dos sonhos do Grupo Turismo e Hospitalidade”, destacou.

Já a publicação “Dissídio Coletivo de Trabalho – Aspectos polêmicos”, de abordagem jurídica, assinada pelo diretor tesoureiro da CONTRATUH, apresenta as diversas fases da negociação coletiva de trabalho, nas quais se incluem a convocação dos trabalhadores para a assembleia geral, os esgotamentos das negociações, a greve, o interdito proibitório, o dissídio coletivo e os recursos possíveis. Em seu pronunciamento Wilson destacou os momentos marcantes da sua caminhada profissional e também agradeceu a todos que estavam presentes. “Não escrevi este livro sozinho, vocês contribuíram diretamente com todo esse conteúdo quando discutiram comigo, durante nossos cursos, as diversas fases da negociação coletiva. Muito obrigado a todos”, afirmou.

Ao final do lançamento os autores presentearem os participantes do Seminário Nacional sobre Questões Políticas, Sociais, Econômicas e Sindicais com as obras e autografaram os livros.

Fonte: CONTRATUH