Representantes de 87 municípios participaram nesta quarta-feira, 20, do Encontro Regionalizado da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social, evento que visa à discussão das políticas sociais e a capacitação de conselheiros e gestores. O encontro aconteceu na Casa dos Conselhos com o objetivo de buscar o fortalecimento e a ampliação das políticas municipais de assistência social.
Representando o prefeito Custódio Mattos, a secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro, apresentou os avanços da assistência na atual gestão, destacando os novos centros de Referência da Assistência Social (Cras) e curumins em construção, os cursos de qualificação profissional, e o processo de implantação da Vigilância Social através do projeto Agenda Família 6 Mil. “A Vigilância Social tem sido um dos pilares do nosso trabalho diário. Hoje já podemos afirmar que temos esse serviço implantado no município e, daqui para frente, buscaremos expandir ainda mais a oferta, sempre trabalhando com a família como ponto fundamental. Nosso objetivo principal é promover o desenvolvimento familiar, sempre com a integração permanente de várias frentes de trabalho. Estamos buscando trabalhar a família e desenvolvê-la através de estratégias específicas”, declarou.
Para o presidente da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social – Regional Zona da Mata, Ronaldo Gonçalves de Oliveira, o encontro cumpriu seu papel ao equalizar a discussão sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), com ênfase na tipificação nacional do serviço, além de caracterizar o atendimento socioassistencial das entidades envolvidas.
Na cerimônia de abertura estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Tammy Claret Monteiro; o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Geraldo Oliveira Filho; o presidente da União Regional dos Conselhos Municipais de Assistência Social – Regional Zona da Mata, Ronaldo Gonçalves de Oliveira; a diretora Regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Erla Júlia Altino Teixeira; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Flávia Braz de Lima.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social de Juiz de Fora.