MDS reforça importância de rede de ensino para planejar a demanda e a oferta de cursos de qualificação profissional
Brasília, 27 – A qualificação e a formação continuada dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), por meio de parceria com uma rede nacional de instituições de ensino superior. Esse foi o tema de mesa-redonda, na última quarta-feira (27), durante o 1º Encontro Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Suas. O secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi, foi um dos debatedores. A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, participou da abertura do evento.
“Precisamos de uma organização compartilhada com os estados, municípios e instituições para que esse planejamento da demanda e da oferta de cursos seja feito de forma mais padronizada, respeitando as características e necessidades regionais”, assinalou Paulo Jannuzzi.
A mesa-redonda também contou com a participação da secretária nacional adjunta de Assistência Social do MDS, Valéria Gonelli, e da assessora especial da ministra, Luciana Jaccoud. Elas destacaram os avanços das políticas brasileiras de assistência social nos últimos anos. Além disso, falaram sobre o cenário atual do sistema de proteção social.
O encontro reúne 87 instituições de ensino superior que aderiram à rede do MDS para implantar o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas), além de representantes de governos estaduais e do Distrito Federal. Também participam do evento promovido pelo MDS o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Fórum Nacional de Secretários (as) de Estado da Assistência Social (Fonseas), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e a Fiocruz.
*Com informações: MDS