Todo trabalhador, em algum momento da sua vida profissional, se depara com estas siglas. Mas afinal, qual é o significado de cada uma? Para explicar, preparamos este conteúdo. Confira.

PIS

Criado em 1970, o PIS (Programa de Integração Social) é um programa em que empresas privadas depositam mensalmente uma contribuição para o fundo ligado aos seus empregados.

O dinheiro arrecadado vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), responsável por pagar benefícios como seguro-desemprego e o abono salarial. Ou seja, as contribuições são transformadas em benefícios sociais para trabalhadores de baixa renda do setor privado.

NIS e PIS são o mesmo número?

Sim! Como o NIS (Número de Identificação Social) serve para identificar os brasileiros que recebem ou receberam, por direito, algum benefício social, e também é cadastrado para o PIS, eles possuem a mesma numeração.

O NIS é importante para que sejam feitos os pagamentos de benefícios e como chave de identificação nas políticas públicas. Sem ele, os brasileiros não conseguem receber os benefícios sociais como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, Abono Salarial do PIS e Auxílio Brasil, entre outros.

PASEP

Na mesma época em que surgiu o PIS, o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público) foi criado.

Mas apesar de quase sempre falarmos PIS/PASEP, como uma coisa só, eles são diferentes. Enquanto o PIS é para trabalhadores de empresas privadas, o PASEP é destinado para o servidor público.

Há também uma diferença quanto ao banco responsável pelos pagamentos nos dois casos. O pagamento do PIS é feito pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil.

Detalhe: quem já possui NIS por trabalhar no setor privado, ao passar em um concurso público não terá um número novo do PASEP. A numeração continua a mesma, já que a inscrição é a mesma.

NIT

O Número de Identificação do Trabalhador (NIT) é para os trabalhadores que nunca tiveram vínculo empregatício com carteira assinada, ou seja, trabalhadores autônomos. O número é fornecido pela Previdência Social.

É através do NIT que os trabalhadores que desejam contribuir com o INSS podem pagar a Guia de Recolhimento.

*Com informações do site Jornal Contábil.