A CF/ 88 trouxe uma avanço na participação da sociedade no controle das políticas publicas. Com a criação dos Conselhos de direitos, de assistência social, saúde e outros, ao cidadão foi dada a oportunidade  de acompanhar as políticas públicas, desde a elaboração, implementação como também o monitoramento. Sendo de composição paritária, governo e sociedade civil, vários segmentos sociais podem e devem participar para que o controle social seja efetivo.

Nesta perspectiva, o Sintibref-MG, com sua visão estratégica, compõe os espaços dos Conselhos e Fóruns, visando acompanhar as políticas sociais da assistência social, saúde, idoso, mulher e outros, sendo a voz dos trabalhadores nestes espaços de deliberação das políticas. Seja nos serviços, programas projetos e ou no financiamento. Atualmente estamos nos seguintes espaços em Minas:


- Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – Uberaba

- Conselho Municipal de Assistência Social – Juiz de Fora e Contagem

- Conselho Municipal do Idoso – Teófilo Otoni

- Conselho Estadual da Assistência Social - CEAS MG

- Fórum Estadual de trabalhadores - SUAS – MG

- Fórum Municipal dos trabalhadores Municipais – SUAS - BH

Ainda  pela Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes, Regligiosas e Filantrópicas - FENATIBREF -, temos a representação em nível nacional nos seguites espaços: 

- Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS

- Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA

- Fórum Nacional dos Trabalhadores SUAS