Este Workshop em São Paulo (SP) com a participação dos representantes das entidades sindicais das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, filiados a Contratuh, retratou que a capacitação e qualificação sindical proposta pela Diretoria vem aumentando a eficiência na gestão e nas ações sindicais do grupo Turismo e Hospitalidade.

A inovação trazida às temáticas que retratam o avanço das normativas na relação capital/trabalho tem despertado a consciência coletiva de nossos dirigentes para atuações mais responsáveis socialmente, firmes e estratégicas.

Este espaço de formação e qualificação tem ensejado um ambiente de forte questionamento das Instituições do Estado, lideradas por forças retrógadas do país, que têm promovido intervenções no movimento sindical com sérios prejuízos aos trabalhadores e para nossa tristeza privilegiando o sistema capitalista brasileiro, tão selvagem, sem memória e sem coração.


Podemos afirmar através das avaliações após cada evento que as palestras técnicas aliadas à consciência para a responsabilidade social, neste período pré-copa, tem trazido um resultado muito
positivo reafirmando nossas campanhas de combate à violência contra a mulher e à exploração sexual no turismo, prioritariamente contra as Crianças e os Adolescentes.

A positividade dos resultados avaliativos valoriza e reconhece o papel da Contratuh como um importante instrumento para ações sindicais e desenvolvimento, melhor transparência e eficácia, além da consequente consciência política. O retorno para a Contratuh quando da realização destes importantes e participativo Workshops, tem sido constatação de que noss filosofia de estimular a consciência política, de resgatar valores éticos e de cidadania, são conquistas não só para os trabalhadores que representamos, mas também para as lideranças que somos. Estamos fazendo todo possível para que os trabalhadores do Turismo e Hospitalidade sejam reconhecidos dentro do “Padrão FIFA”; só assim poderá acontecer uma copa do mundo festiva no Brasil.