Neste 7 de setembro, estamos comemorando 201 anos da Independência do Brasil. Mas afinal, o que significa a palavra “independência”?

Para um país, independência significa autonomia e autodeterminação – é a própria nação, e não outros países, que decide sobre sistema de governo, moeda, divisão federativa e várias outras questões, escolhendo também seus governantes sem interferência externa.

Mas e os trabalhadores? Como podem proclamar sua independência? Já adiantamos: essa independência não tem qualquer relação com ser trabalhador autônomo.

Para nós do Sintibref-MG, a independência dos trabalhadores significa ter a garantia de que seus direitos serão respeitados e a tranquilidade de saber que, em qualquer situação de conflito ou descumprimento das leis, haverá uma entidade para defendê-los. Independência também significa ter a dignidade preservada em situações de assédio ou abuso, além de receber tratamento justo e humano de seus empregadores, com todos os direitos garantidos.

Como se vê, a independência envolve um leque de conceitos - respeito, tranquilidade, dignidade, justiça, igualdade - e abre um horizonte de possibilidades, seja para um país, seja para um trabalhador. É nesse momento que a gente percebe que a independência plena, que todos queremos e merecemos, ainda é uma meta a ser atingida dia a dia, com muita luta e consciência de classe.

Nós do movimento sindical estamos fazendo a nossa parte, direcionando todos os esforços para garantir a você, empregado ou empregada da categoria, a perspectiva de um futuro melhor.