O Dia da Liberdade de Cultos é comemorado anualmente em 7 de janeiro no Brasil. O objetivo é celebrar a liberdade que todos os brasileiros têm de exercer as suas crenças de modo livre e sem qualquer tipo de perseguição religiosa.
A data foi escolhida em homenagem à primeira lei criada no Brasil sobre a liberdade de cultos, promulgada em 7 de janeiro de 1890 por iniciativa do Ministro da Agricultura Demétrio Ribeiro.
A intolerância religiosa, que já preocupava no século 19, permanece sendo um problema no século 21, quando, além de tudo, temos segmentos político-ideológicos se apropriando da fé para excluir, cooptar e perseguir.
Devemos lembrar que o direito a exercer livremente uma crença, qualquer que seja, sem sofrer perseguições, está assegurado na Constituição.
E mais do que isso: para além da legislação, deveria ser um entendimento básico do ser humano o respeito à fé alheia, principalmente em um país multicultural como o Brasil, rico em crendices e doutrinas religiosas.
Por isso, é sempre importante frisar: toda fé, toda prática, toda crença, tem como foco o mesmo lugar: a comunhão com Deus, independentemente do nome pelo qual Ele é chamado em cada religião. Lembrando-nos disso, fica mais fácil exercer a tolerância e o respeito.
Por congregar trabalhadores de instituições religiosas de diversas origens e orientações, o Sintibref-MG convive e celebra a diversidade. Que todos façam o bem, praticando o amor sincero pelo próximo.