O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, celebrado em 18 de maio, alerta para a importância de proteger crianças e adolescentes. A data reforça a necessidade de ações preventivas e denúncias para enfrentar o problema. O combate a esse crime se fortaleceu no Brasil com a Lei nº 9.970/2000, que marca também a criação do dia dedicado à causa.
A Coordenação Colegiada da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, onde o Sintibref-MG é membro, elaborou a carta aberta para o Projeto Faça Bonito (veja mais no vídeo) neste ano. O Projeto é uma campanha nacional brasileira que visa conscientizar e mobilizar a sociedade para a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Acesse a carta na íntegra clicando aqui.
O Sintibref-MG apoia a causa e convida as representadas e os representados a participarem das ações que acontecem neste domingo, 18 de maio, a partir das 9h, na Praça Sete de Setembro (Quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro – em frente à Droga Clara).
Seminário Maio Laranja
O evento é dedicado à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O seminário acontece na próxima quinta, 22 de maio, das 13h30 às 17h, na Rua Espírito Santo, n.º 605 - 5º andar, Centro, Belo Horizonte/MG.
Para participar é necessário se inscrever por meio do formulário disponível clicando aqui.
Semana Nacional Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
O evento acontece de 19 a 22 de maio, Instituto Serzedello Corrêa (ISC), do Tribunal de Conta da União (TCU), em Brasília. A programação inclui debates, painéis e diretrizes sobre o assunto. A semana é organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e comissões que defendem os direitos de crianças e adolescentes. Acesse a programação na íntegra e veja como se inscrever clicando aqui.