O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído em 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Ele foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

O reconhecimento do dia 20 de novembro teve início na década de 1970, quando a data exata da morte foi descoberta. Em 1978, um congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o movimento negro, ganharam maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas.

O que esta data representa?

O Dia da Consciência Negra traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa. Por mais que melhorias e mudanças tenham acontecido, a falta de oportunidades para a população negra, o racismo presente nos detalhes do cotidiano e as tentativas de apagamento de cultura africana evidenciam que ainda temos um longo caminho a ser trilhado. Alguns indicativos:

  • Em um levantamento realizado após as eleições de 2018, somente 4% dos políticos eleitos para o Legislativo autodeclararam-se negros.
  • 56% da população autodeclara-se negra (pretos ou pardos), mas, entre os mais ricos, os negros representam somente 17,8%. Em contrapartida, os negros representam 75% dos mais pobres, além de corresponderem à maioria dos presos no Brasil: 65%.
  • Os negros são mais condenados que os brancos quando são processados por posse de drogas. No entanto, paradoxalmente, eles são apreendidos com doses menores de substâncias ilícitas em relação a condenados brancos. Não só a justiça demonstra ser mais rigorosa contra os negros, mas a polícia também, uma vez que 76% dos mortos pela polícia são negros.
  • No mercado de trabalho, os negros recebem, em média, 1.200 reais a menos em comparação com os trabalhadores brancos. Mais de 60% dos desempregados são negros.

Que as reflexões provocadas pela data de hoje nos permita reduzir o racismo e o preconceito que há séculos geram discriminação, injustiça, sofrimento e mortes.