ORÇAMENTO é uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Para que se tenha um bom planejamento, é necessário saber aonde se quer chegar e estabelecer metas claras e objetivas. Por isso, é importante que toda movimentação de recursos financeiros, incluindo todas as receitas, todas as despesas e todos os investimentos, esteja anotada e organizada.
Reflexão: de onde vem e para onde está indo o meu dinheiro?
De onde vem o dinheiro não costuma ser um mistério. Em geral, as pessoas têm uma boa noção de onde vêm as suas receitas, pois esperam recebê-las pelo trabalho realizado, por algum investimento efetuado ou por benefícios recebidos.
Por outro lado, grande parte da população não sabe como gasta seu dinheiro ou o quanto é gasto em cada grupo de despesas, como alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, dívidas e juros, viagens e realização de sonhos ou outros gastos e investimentos.
E você? Você sabe quanto gasta e como gasta seu dinheiro todo mês? Você tem ideia de como suas despesas se comportaram neste ano? Você sabe quais itens consomem a maior parte de sua renda? Quanto você já pagou de juros neste ano? Você planeja seus gastos? E sua poupança? Quando planeja, você cumpre o planejamento?
O controle e o planejamento financeiro ajudam a obter respostas para essas perguntas fundamentais.
Qualquer que seja o tamanho do seu plano ou sonho, é necessário ter controle das receitas e das despesas, bem como se organizar e definir o que tem de ser feito, de modo a alcançar os objetivos em menos tempo e ao menor custo possível. Para que isso ocorra, o quanto antes você começar, melhor.
O ORÇAMENTO FINANCEIRO PESSOAL é uma importante ferramenta para você conhecer, administrar e equilibrar suas receitas e despesas e, com isso, planejar e alcançar seus sonhos. Ele vai ajudá-lo a:
• conhecer sua realidade financeira;
• escolher seus projetos;
• fazer seu planejamento;
• identificar e entender hábitos de consumo;
• organizar sua vida financeira e patrimonial;
• administrar imprevistos;
• consumir de forma contínua.
No próximo post, vamos falar sobre COMO ELABORAR UM ORÇAMENTO.
Fonte: Banco Central do Brasil