O Outubro Rosa, surgido nos anos 90 nos EUA, está completando 15 anos no Brasil com muitos resultados positivos. Nesse período, a campanha de prevenção do câncer de mama ajudou a conscientizar milhões de pessoas com eventos, palestras, cartilhas, vídeos, reportagens e entrevistas. A iniciativa, apoiada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) desde 2010, também já motivou avanços na legislação, aumentando a rede de atenção integral à mulher e ampliando o acesso a exames preventivos.

Nesses 15 anos, acima de tudo o Outubro Rosa colocou em discussão uma doença que ainda é tabu para muita gente. O debate público e a educação para a prevenção são fundamentais na redução no número de vítimas. Em 2022 foram 66 mil novos casos da doença, com diagnósticos avançados em 40% dos casos. A detecção precoce é essencial para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Na categoria

Mais de 70% dos empregados em instituições beneficentes, religiosas e filantrópicas do estado são mulheres. Por isso, o Sintibref reforça para todas vocês as recomendações do Outubro Rosa: faça o exame da mama regularmente e adote atitudes preventivas. Aproveite para incentivar outras mulheres do seu círculo de convívio a cuidarem-se – não só agora, mas o ano inteiro!

Para ajudar nossas representadas na prevenção, conquistamos o PAF - Programa de Assistência Familiar. Por meio dele, é possível realizar consultas médicas gratuitamente e fazer exames com descontos. Pelo Medicamentos para Todos, também pode-se obter medicamentos genéricos sem qualquer custo. E quem se associa ao sindicato pode estender as consultas médicas a até sete dependentes.

Cuide-se! Estamos ao seu lado, sempre!