O Outubro Rosa é uma campanha que, em todos os anos, alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O laço se tornou símbolo do movimento em uma corrida nos Estados Unidos que chamou atenção para a causa e, a partir de então, passou a representar solidariedade e apoio na luta contra a doença.

O câncer de mama é o tipo mais incidente na população feminina no Brasil e no mundo, o que reforça a necessidade dos cuidados que podem identificar a doença no início, aumentando as chances de cura e melhorando o prognóstico. O autoexame e a mamografia fazem parte deste processo.

Autoexame: passo a passo, quando realizar e sinais de alerta

Passo a passo para o autoexame

Em frente ao espelho

— Fique de pé com os braços relaxados ao lado do corpo e observe as mamas.

— Levante os braços acima da cabeça e observe novamente. Preste atenção em qualquer mudança: tamanho, forma ou contorno das mamas, alterações na pele, como covinhas, ondulações, vermelhidão ou inchaço.

— Coloque as mãos na cintura, pressione e observe suas mamas novamente. A contração muscular pode destacar algumas alterações.

Deitada

— Deite-se de costas e coloque um travesseiro pequeno sob o ombro direito.

— Use a mão esquerda para apalpar a mama direita usando as pontas dos três dedos do meio unidos e esticados. Faça movimentos suaves, firmes e circulares.

— Comece na axila e desça até o mamilo. Cubra toda a área da mama, incluindo a região abaixo da axila e o osso do peito.

— Repita o processo na mama esquerda.

 

Quando realizar o autoexame?

O ideal é que, para mulheres que menstruam, o autoexame seja feito uma vez por mês, de 3 a 5 dias após o início da menstruação. Já para mulheres que passaram pela menopausa, o ideal é que seja escolhido um dia fixo por mês para realizar o autoexame.

 

Sinais de alerta durante o autoexame

— Nódulos ou caroços: na mama ou na axila.

— Alterações na pele: vermelhidão, inchaço, covinhas, ondulações, descamação.

— Alterações no mamilo: retração, secreção, dor.

— Dor persistente em alguma área da mama.

É importante ressaltar que o autoexame é apenas o primeiro passo e que não substitui a mamografia e a consulta regular com um médico. O Ministério da Saúde do Brasil indica que a mamografia seja feita a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos.

Faça o que só você pode fazer por si mesma: cuide-se!