Hoje é dia de comemoração em Juiz de Fora. A cidade, que abriga um dos escritórios regionais do Sintibref-MG, está completando 172 anos de emancipação com uma bela história de trabalho, cultura e desenvolvimento. Conheça algumas curiosidades.
• O povoamento da região teve origem com a construção do Caminho Novo da Estrada Real em 1707, ligando a rota do ouro entre Vila Rica (Ouro Preto) e o Rio de Janeiro.
• A data do aniversário refere-se a 31 de maio de 1850, quando o município de Santo Antônio do Paraibuna desmembrou-se de Barbacena.
• O nome “Juiz de Fora” foi estabelecido em 1865 e sua origem é objeto de discussões. A versão mais aceita é que um magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região. A fazenda passou a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora e em torno dela surgiu o povoado que deu origem à cidade.
• A cidade ganhou a alcunha de "Manchester Mineira" à época em que seu pioneirismo na industrialização a fez o município mais importante do estado, no início do século XX. A Manchester original é uma cidade da Inglaterra.
• Possui cerca de 577 mil habitantes, sendo o quarto município mais populoso de Minas e o 36º do Brasil. É o município mais extenso da Zona da Mata Mineira.
• O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Juiz de Fora é considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Seu valor é de 0,828, sendo o nono maior de Minas.
• O Aeroporto Presidente Itamar Franco é o segundo maior do estado, com uma pista de 2.530 metros e capacidade para 750.000 passageiros por ano.
Muitas palmas para Juiz de Fora, sem dúvida uma das mais belas e importantes cidades do estado. Nosso escritório regional está à disposição para orientar e lutar pelos trabalhadores da categoria que atuam na cidade e na região. E viva JF!