Dando continuidade ao conteúdo sobre Previdência Complementar, vamos explicar os dois tipos, FECHADA e ABERTA.

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA: as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) são aquelas patrocinadas por empresas privadas ou associações que, por meio do vínculo empregatício ou associativo, oferecem aos seus empregados os respectivos planos de complementação de aposentadoria. São administradas por fundações ou sociedades civis e constituem os chamados fundos de pensão.

Frequentemente, com o objetivo de estimular os funcionários a aplicar nesses fundos, são oferecidos pela empresa valores iguais aos depositados pelos funcionários (até certo percentual). Funcionários de empresas que oferecem planos de previdência complementar devem estudar com atenção essa possibilidade, conhecendo bem seu funcionamento. Alguns questionamentos que você pode fazer:

  • Planos disponíveis
  • Valores de contribuição da empresa
  • Regras para casos de demissão
  • Taxas cobradas

O órgão do governo que fiscaliza e supervisiona as atividades das entidades fechadas de previdência complementar é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA: as Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPCs) são constituídas sob a forma de Sociedade Anônima e estão autorizadas a instituir planos de previdência complementar aberta, que podem ser comercializados por bancos, corretores, seguradora e outras instituições. O mais conhecido é o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) – Apesar de ser um tipo de seguro, o VGBL pode ser utilizado como opção financeira para a aposentadoria.

O PGBL e o VGBL têm características e nomes parecidos, porém são submetidos a tributação diferenciada. Para conhecer mais sobre eles, acesse o Guia de Orientação e Defesa do Segurado, produzido pela Susep, e estude cada um antes de decidir se algum deles é adequado para você. 

No próximo (e último!) post desta série, vamos falar sobre ESTRATÉGIA INDEPENDENTE DE PLANEJAMENTO DE APOSENTADORIA.

Para ver todos os posts desta série, clique na hashtag #EducaçãoFinanceiraSintibrefMG

Fonte: Banco Central do Brasil