Os vendedores em geral recebem treinamento para se tornarem profissionais. Mas e os consumidores? Recebem algum tipo de treinamento para se tornarem mais conscientes de suas escolhas, ou, em outras palavras, “consumidores profissionais”? Normalmente não.

Você já tinha pensado nisso? Não seria bom se também existissem cursos para consumidores?

Para nos tornarmos mais preparados, precisamos conhecer algumas das TÉCNICAS DE VENDAS MAIS UTILIZADAS:

  • Diferença de tamanho das letras no anúncio, para dar destaque ao que interessa (exemplo: valor da parcela em vez do custo total do produto).
  • Divisão do valor a ser pago em unidades menores de tempo, dando a impressão de que o produto custa bem menos. Exemplo: “apenas R$ 3,99 por dia”. Faça as contas: R$ 3,99 por dia é o mesmo que R$ 119,70 por mês.
  • Frases com forte apelo emocional dão uma sensação de facilidade e urgência para que o consumidor não “perca” a “oportunidade” oferecida. São frases do tipo “dinheiro fácil e rápido”, “compre hoje e pague só depois do carnaval” etc.
  • Preços que terminam com R$ 0,99 dão a impressão de serem menores e têm um impacto psicológico importante para o consumidor.

TÉCNICAS DE VENDAS DOS SUPERMERCADOS

Nos supermercados, várias características podem nos influenciar para um consumo não planejado, a começar pelo piso liso e pelo ambiente agradável, que nos mantêm por mais tempo para consumir. Precisamos saber identificar esses detalhes que afetam nosso comportamento. Outras técnicas usadas:

  • Embalagens e placas atraentes.
  • Produtos mais caros ou de marcas famosas ao alcance dos olhos e das mãos.
  • Inexistência de relógios (para não ter pressa).
  • Açougue e padaria ao fundo da loja (para fazer “passear” pelo ambiente).
  • Produtos associados (macarrão perto do queijo ralado e do molho de tomate).
  • Degustação de produtos.
  • Promoção de produtos com data de validade próxima (fique atento).

Você conhece outras técnicas? Que tal anotá-las e compartilhá-las com seus amigos e familiares?

Conhecer as estratégias dos vendedores de produtos ou serviços é um importante passo para se proteger.

Fonte: Banco Central do Brasil